A história de Florianópolis começa em aproximadamente 4.800 A.C., data dos registros mais antigos encontrados nos sítios arqueológicos da cidade. Até o século XVI, os tupis-guaranis eram os habitantes da região. Ainda que praticassem agricultura, a pesca e a coleta de moluscos eram seus principais meios de sobrevivência.

No século XVI, embarcações começaram a aportar na Ilha de Santa Catarina. Em 1675, Francisco Dias Velho deu início à Nossa Senhora do Desterro, onde hoje fica a nossa ilha da magia. Nessa mesma época, foi fundada a conhecida Catedral Metropolitana de Florianópolis, em homenagem à Nossa Senhora do Desterro. E você ainda pode visitá-la, no Centro Histórico da cidade.

Florianópolis tem uma história muito rica, e seus principais monumentos históricos ainda estão preservados em toda a ilha.

Visitar Florianópolis significa estar um pouquinho mais perto dessa história. Está planejando uma visita? Confira a tabela de preços do Hotel Torres da Cachoeira e busque pelo melhor custo-benefício!

tabela de preços hotel torres da cachoeira hospedagem em florianopolis feriados 2020

Agora, que tal conhecer um pouquinho mais sobre a história dessa ilha cheia de encantos?

 

História de Florianópolis: a Ilha da Magia

Floripa é conhecida como ilha da magia e muitas pessoas acreditam que é somente porque suas paisagens são encantadoras. Mas esse não é o único motivo: ao longo da história de Florianópolis, muitas bruxas, fantasmas e até mesmo lobisomens habitaram a ilha. Você sabia disso?

 

Contos e lendas

Essas lendas são passadas de geração para geração e deixam a história local ainda mais interessantes. Algumas delas estão até registradas em monumentos da cidade, como a lenda das bruxas de Itaguaçu.

pedras itaguaçú florianópolis hotel torres da cachoeira

Imagem de Tiago Baldasso por Pixabay

 

Quem visita Itaguaçu hoje em dia vê um conjunto de grandes pedras sobre as águas, como se estivessem flutuando. A lenda conta que essas pedras eram, na verdade, bruxas, que deram uma festa e não convidaram o diabo. Como punição, elas foram todas transformadas em pedras.

bruxas ilha da magia florianópolis

Photo by Amie Martin on Unsplash

 

A ilha de Anhatomirim também tem suas lendas. O nome, em tupi-guarani, significa “pequena ilha do diabo”. Os índios que viviam por lá previram que coisas terríveis aconteceriam na região! Além da morte de muitos deles, o local também viu desaparecer 185 presos políticos na Revolução Federalista. Dizem que, até hoje, é possível ouvir os gritos e choros dos fantasmas!

Já o lobisomem da ilha habitava em Ratones. A lenda diz que uma mulher tentou proteger seu filho de um cão raivoso com uma pancada na cabeça e, depois, descobriu que aquele cão era seu marido, que desaparecia todas as noites.

Para combinar com todas essas lendas e contos, Florianópolis ainda tem o formato perfeito: suas linhas copiam o desenho da cabeça de uma bruxa. O chapéu da bruxa está na região Norte, o nariz em Santo Antônio de Lisboa. Tem curiosidade? Olhe no mapa agora mesmo para conferir!

 

Influência cultural

A colonização portuguesa deixou um legado muito importante para Florianópolis: a cultura açoriana. Ela pode ser vista claramente na arquitetura e nas artes, mas também na nossa cultura mais popular.

mercado público história de florianópolis

Imagem de edusilveira por Pixabay

 

Por exemplo, a culinária repleta de peixes e moluscos. Assim como as populações indígenas que viviam na cidade, os portugueses também aproveitaram o que a ilha tinha de melhor na alimentação. 

pescadores tradição de florianópolis hotel torres da cachoeira

Photo by Cassiano Psomas from Pexels

 

Algumas festividades religiosas também são heranças da cultura açoriana e fazem parte das comemorações da cidade até hoje. É o caso da Procissão do Senhor Jesus dos Passos e da Festa do Divino Espírito Santo.

 

Pontos turísticos e passeios

Além das lendas e tradições, a história de Florianópolis também é contada por meio de seus pontos turísticos. Visitando esses lugares, você aproveita sua viagem ao máximo e ainda fica sabendo mais sobre a cultura e a história local. Veja abaixo quais são alguns deles:

  • Ponte Hercílio Luz

A ponte pênsil que virou cartão-postal da ilha foi construída em 1922 para substituir o serviço de balsas. 

ponte hercílio luz história de florianópolis

Imagem de Henrique Trilha por Pixabay

 

Em 1991, ela foi interditada para todo tipo de trânsito e, recentemente em 2020, foi aberta de novo, bem estruturada e alternando os dias da semana em que passam carros e ônibus e aos finais de semana, sem carros e com a visita de pedestres e bikes. É um ótimo lugar para ter uma linda vista da cidade!

 

  • Passeio de barco

Como Floripa é uma ilha, os passeios de barco estão por toda parte. Mas o passeio de escuna, que sai de Canasvieiras, é especial. 

ilha de anhatomirim florianópolis

Imagem de gabisa00 por Pixabay

 

Ele passa por alguns dos pontos turísticos mais famosos da cidade, inclusive a Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, que foi um quartel importante para os rebeldes na Revolução Federalista.

 

  • Rota Gastronômica do Sol Poente

Santo Antônio de Lisboa é um dos locais que mais guarda a herança cultural açoriana em Florianópolis. 

rota do sol poente santo antônio de lisboa florianópolis

Photo by Joao Vitor Marcilio on Unsplash

 

Essa herança se mostra claramente na arquitetura e no trabalho das rendeiras de bilro. Mas também na culinária: a Rota Gastronômica do Sol poente fica nesse bairro e está cheia de sabores deliciosos para experimentar!

 

  • Fortaleza de São José da Ponta Grossa

A Fortaleza de São José da Ponta Grossa foi construída na época colonial, para proteger a ilha dos ataques espanhóis. Hoje, ela dá nome a uma das praias mais conhecidas de Floripa: a Praia do Forte.

 

Manezinho da Ilha

Quando falamos de Floripa, não podemos deixar de falar da figura do manezinho da Ilha, que seria o estereótipo do florianopolitano. Esse termo vem do diminutivo de Manuel, e era usado no início para se referir a alguém preguiçoso ou pouco inteligente, como uma forma de fazer piada. Com o tempo, no entanto, a palavra foi ficando cada vez mais corriqueira e gentil. Hoje em dia, se refere a uma pessoa nativa da ilha, que segue suas tradições, é simples e até mesmo bondosa.

O manezinho tem um sotaque bem marcante, dizem que “fala cantadinho”. Ele acolhe bem todos os visitantes e é uma pessoa muito simples, conectada com a natureza, que ama a ilha e aprecia sua história e cultura.

 

O lugar perfeito para as suas férias

Visitar Florianópolis significa viver um pouquinho dessa história em cada canto da ilha. É conhecer os antigos engenhos de farinha no Caminho dos Açores. É apreciar os artesanatos e a renda de bilro em Santo Antônio de Lisboa. É visitar as bruxas de Itaguaçu e os fantasmas do Anhatomirim. Ou seja, é estar cada vez mais perto da magia que essa ilha proporciona!

vista para o mar hotel em frente a praia relaxar no carnaval de florianópolis

Hotel Torres da Cachoeira – Pé na areia em frente a Praia da Cachoeira do Bom Jesus

 

Parece uma viagem imperdível, não é mesmo? Então, venha conhecer Florianópolis e fique em um hotel que ama essa cidade tanto quanto você: o Hotel Torres da Cachoeira. Por aqui, seguimos todos os protocolos de higienização e combate ao COVID, proporcionando um turismo seguro e que preza pelo seu bem estar. 

Para saber mais sobre os preços e disponibilidade, preencha o formulário abaixo!

hotel torres da cachoeira florianópolis

 

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Sobre o autor

Sassá
Saíra-preciosa

Mascote oficial do Hotel Torres da Cachoeira