Hoje vamos trazer várias informações curiosas sobre a Ilha da Magia Floripa. É uma capital conhecida pela grande quantidade de mata conservada, praias exuberantes e ostras deliciosas.

Mas, não é só isso que temos na terra dos manezinhos da ilha. Essa região gera bastante prazer e identificação, seja aos moradores ou ao público turista. Por aqui, existem muitas coisas legais para descobrir.

Antes de eu te contar as curiosidades mais legais da ilha acesse nossa tabela de preços e conheça tudo o que podemos te oferecer aqui no Torres da Cachoeira. 

 

7 curiosidades sobre a Ilha da Magia Floripa

Agora venha seguir viagem para desvendar algumas das principais praias de Floripa e a origem do termo “Ilha da Magia”.

Entenda como Florianópolis também é referência em tecnologia, além de ser uma conhecida produtora de moluscos. No rico meio ambiente local são mais de 30 ilhas ao redor!

1 – São mais de 100 praias

Uma linda parte da costa brasileira é revelada ao longo das praias de Floripa. Por lá é possível recuperar as energias curtindo um banho de mar, surfar, meditar, mergulhar e curtir outras dezenas de atividades.

pôr do sol na praiaFoto: Banco imagens Canva

Entre as mais conhecidas tem a praia de Jurerê. Feiras, shows, restaurantes e uma infraestrutura turística completa estão disponíveis no local. Aproveite a gastronomia açoriana com deliciosos frutos do mar.

Tem também a praia do Forte. A tranquilidade do mar sereno se mistura com a serenidade de pescadores e famílias locais. É um ambiente menos popular, uma opção interessante para quem busca privacidade.

Há a praia da Daniela. Neste ponto turístico de maré baixa está uma abundante oferta de culinária portuguesa e compras em Florianópolis. Ademais, o tom cristalino das águas que quase não apresentam ondas é memorável.

 

2 – Origem: Ilha da Magia e Manezinho da Ilha

O termo “Ilha da Magia” tem alguma relação com as praias paradisíacas e a natureza abundante. Entretanto, este apelido se relaciona de modo direto com as lendas da vida cultural dos moradores que chamam a atenção do público turístico.

Os mitos locais são passados entre as gerações dos pescadores, de modo que estão mais vivos do que nunca em Floripa.

Por falar em curiosidade na Ilha da Magia Floripa também vale a pena entender outro apelido: Manezinho da Ilha. Serve para chamar os nativos de Floripa e descendentes de portugueses que residem na cidade.

“Manezinho” significa o diminutivo de Mané, um nome comum em Portugal que se popularizou na capital catarinense.

 

3 – O Vale do Silício brasileiro: referência em tecnologia

O alto investimento em tecnologia junto da elevada qualidade de vida faz de Florianópolis o Vale do Silício no Brasil. Há décadas as startups regionais têm ganhado espaço no mundo tecnológico, com apoio do poder público.

Segundo um estudo do Sebrae/SC, somente Florianópolis hospeda 37% de todas as startups de Santa Catarina.

beira mar floripa a noiteFoto: Banco imagens Canva

 

4 – Maior produtora de ostras e mariscos do país

Não à toa, Floripa é a capital nacional das ostras. Afinal, mais de 80% da produção brasileira vêm daqui. Vale lembrar um evento que celebra este fato e se chama FENAOSTRA: Festa Nacional da Ostra e Cultura Açoriana.

Historicamente, em 5.000 A.C., os povos caçadores que viviam na capital catarinense já se alimentavam das ostras. A alta qualidade produtiva é reconhecida de modo mundial.

A partir dos anos 80 do século XX, tanto o poder público como as universidades passaram a investir em pesquisas relacionadas ao setor. Com efeito, há um alto ganho de qualidade produtiva.

Atualmente os exames em laboratórios, indicadores de frescor e observações sensoriais verificam parasitas ou toxinas de cada unidade.

Entre os principais pontos de cultivo se destacam: Sambaqui, Santo Antônio de Lisboa e Ribeirão da Ilha.

 

5 – Riqueza de meio ambiente

Primeiramente, entre Laguna, Imbituba e Garopaba se situa a RBF (Rota da Baleia Franca). Para visualizar as baleias basta procurar o esguicho, ar quente que sobe por até 3 metros de altura.

Na Ilha da Magia Floripa reside uma extensão do conhecido Projeto Tamar, que tem diversas atrações com animais. Este centro opera na educação ambiental de pescadores, comunidades e demais visitantes. Há tanques de observação de tartarugas marinhas. É uma ótima opção de passeio com o bebê no verão.

Em Florianópolis também se consagram outros projetos de preservação conhecidos como o Jacaré de Papo Amarelo e o de Lontras. No bairro Itacorubi está o segundo maior mangue urbano do Brasil.

 

6 – São cerca de 30 ilhas ao redor da nossa ilha

A riqueza do meio ambiente é mais evidente com as ilhas que cercam Floripa. Por exemplo, na ilha do Campeche é possível aproveitar um passeio de barco no contato direto com a natureza. Águas cristalinas, areia branca, trilhas, mergulho e banho de sol fazem parte da diversão.

Na ilha do Francês existe uma pequena praia que pode ser acessada a nado. As águas são claras e calmas, com uma areia amarelada e 60 metros de extensão. Embora seja particular, com frequência ela é usada por esportistas, pescadores e veranistas.

Já a ilha do Arvoredo conta com mais de 270 hectares de Mata Atlântica preservada. Há inscrições rupestres nos costões. Além disso, funciona como um ponto de referência aos navegadores.

 

7 – Diversas fortalezas que protegiam as entradas na ilha

A Fortaleza de Santa Cruz surgiu em 1740 e servia como uma proteção para a ilha de Santa Catarina. Na prática era uma base estratégica com fins de manter os domínios portugueses na Colônia de Sacramento.

Também é importante a Fortaleza de Santo Antônio de Ratones. A construção data da primeira metade do século XVIII, idealizada pelo Brigadeiro José da Silva Pares para ser o terceiro vértice do triângulo de fogo.

Outra opção é a Fortaleza de São José da Ponta Grossa. No alto do morro Ponta Grossa, se trata do segundo vértice no triângulo de fogo. A areia na Praia do Forte e a beleza dos costões emolduram a paisagem.

Há ainda o Forte de Nossa Senhora da Conceição, erguido pelo Brigadeiro José da Silva Pais. A construção serviu para consolidar a ocupação na região sul e atuar como base estratégica contra invasores.

 

Se estar em Floripa já é bom, imagina em um hotel pé na areia!

Após conhecer todas estas curiosidades na Ilha da Magia Floripa você precisa seguir viagem agora mesmo. São diversas áreas de lazer que se misturam com a natureza e o folclore cativante do local.

mesa posta com pratos, taças e área externa ao fundoFoto: Banco imagens Hotel Torres da Cachoeira

E o melhor de tudo é curtir toda esta cultura em um hotel de praia, certo? Conheça os nossos preços. Preencha o formulário abaixo para descobrir mais informações de como curtir o melhor de Floripa.

hotel torres da cachoeira florianópolis

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Sobre o autor

Sassá
Saíra-preciosa

Mascote oficial do Hotel Torres da Cachoeira