Basicamente, a meditação é uma prática que consiste em usar técnicas para que a mente consiga se concentrar em alguma coisa específica. Dessa maneira, é possível alcançar clareza e calmaria.

Registros históricos apontam que a meditação é usada por religiões orientais e ocidentais há vários séculos. Atualmente, ela também é bastante empregada por aqueles que desejam lidar melhor com as demandas cotidianas.

Outra maneira de encarar a correria do dia a dia com mais facilidade é planejar uma incrível viagem de férias. Considere a possibilidade de visitar Florianópolis e confira a tabela de valores do Hotel Torres da Cachoeira!

Você ainda não conhece os benefícios da meditação? Então, acompanhe esse artigo que eu elaborei com todo o cuidado. Apresentarei os principais motivos para aderir à prática.

 

Benefícios da meditação para todos

Pesquisadores de várias áreas buscam comprovar os benefícios da meditação para corpo e mente. Portanto, conheça cinco, dos muitos benefícios que já passaram pelo crivo científico:

 

📌 A meditação age diretamente sobre a saúde mental

Infelizmente o estresse, ansiedade e depressão são cada vez mais comuns. No entanto, a meditação pode ajudar a combater os sintomas e, às vezes eliminar essas doenças.

Um relatório do Office of Alternative Medicine do Health Nation Institute mostrou que meditar diminui a produção de cortisol e aumenta os níveis de serotonina e melatonina, o que diminui o estresse.

De acordo com médico norte-americano Jon Kabat-Zinn, em um artigo publicado na revista científica The American Journal of Psychiatry, a meditação é capaz de reduzir os sintomas de transtorno de ansiedade e síndrome do pânico.

Por fim, um outro estudo, publicado na revista científica Science Daily, dividiu um grupo de 400 jovens em dois: controle e testes. Aqueles que foram submetidos à meditação reportaram menos sintomas de depressão.

 

📌 Promove um melhor funcionamento do cérebro

Os benefícios da meditação vão além do combate e da prevenção de doenças que afetam a mente. Na verdade, a prática potencializa o funcionamento do cérebro, segundo um estudo publicado na revista científica Psychology Today.

Quem tem o hábito de meditar tende a se concentrar por mais tempo, memorizar o que precisa com facilidade e encontrar soluções criativas para desafios. Ou seja, tudo o que você precisa para alavancar a sua carreira, não é mesmo?

Isso é possível graças à Mindfullness, uma técnica de meditação que busca o foco nas funções do próprio corpo, como a respiração. Assim, você vive o presente e organiza os pensamentos.

A Mindfullness foi criada por Kabat-Zinn em 1979 para tratar pacientes com dores crônicas e explora os benefícios da meditação sem necessariamente ter um elemento religioso.

 

📌 Aumenta a disposição no dia a dia

Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade da Califórnia comprovou que a meditação é capaz de diminuir a insônia e combater a fadiga. Consequentemente, isso aumenta a disposição para encarar tarefas rotineiras.

beneficios da meditacao hotel torres da cachoeira mindfullness

Existe uma técnica de meditação que é conhecida como Mettã e tem como objetivo desenvolver sentimentos como compaixão, empatia e bondade – tanto pelos praticantes quanto pelas pessoas ao redor deles.

Uma pesquisa desenvolvida por cientistas da Universidade da Carolina do Norte descobriu que os adeptos dessa prática tendem a ter mais emoções positivas no cotidiano, como propósito na vida e apoio dos pares.

Indiretamente, tudo isso também contribui para que a gente tenha mais garra na hora de enfrentar as dificuldades que inevitavelmente surgem em nossos caminhos, concorda?

 

📌 Faz bem para o corpo

Uma investigação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) mostrou os benefícios da meditação para o corpo. Dos 140 participantes, 71,19% apresentaram melhorias na postura e 57,63% relataram redução de dores.

Segundo a Universidade de Ciências da Saúde da Geórgia, outra consequência da meditação é  a diminuição da massa do ventrículo esquerdo, o que diminui os riscos de infarto.

Aliás, a associação Associação Americana do Coração realizou uma pesquisa de quase uma década e concluiu que a meditação pode reduzir as chances de ataque cardíaco pela metade.

Também existem estudos que mostram que a meditação pode combater inflamações, enxaqueca, baixa imunidade, sintomas pré-menstruais, envelhecimento precoce etc.

 

📌 Tem efeitos turbinados quando é praticada em frente ao mar

O contato com cenários da natureza faz bem para a mente e o corpo dos seres humanos. Certamente, um bom exemplo disso é a praia, com a aspereza da areia e o quebrar das ondas.

Para Orfeu Bruxton, professor de saúde comportamental da Universidade do Estado da Pensilvânia, o som das ondas tem um efeito tranquilizante sobre aqueles que param para prestar atenção nele. Outros pesquisadores afirmam que eles tem o poder de ajudar no alcance de um estado de meditação. Por isso, ir à praia é uma boa ideia para quem quer começar, mas se sente inseguro.

 

Que tal cuidar do seu corpo e mente de frente para o mar?

Agora que você conhece os principais benefícios da meditação, dê uma chance à prática para cuidar da sua mente e do seu corpo com todo o carinho que eles merecem.

Que tal praticar meditação em um visual incrível em frente ao mar? Venha para Florianópolis e se hospede no Hotel Torres da Cachoeira. 

beneficios da meditacao hotel torres da cachoeira mindfullness

O lounge da piscina conta com um espaço gramado que pode ser usado para a meditação e além disso, o Hotel está localizado de frente para a Praia da Cachoeira do Bom Jesus, o empreendimento é do tipo pés na areia, o que significa que você também pode meditar junto à natureza.

 

Aproveite para entrar em contato com o Hotel Torres da Cachoeira e buscar mais informações, consultar o período ideal para hospedagem e ficar por dentro das promoções!

 

hotel torres da cachoeira florianópolis

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre o autor

Sassá
Saíra-preciosa

Mascote oficial do Hotel Torres da Cachoeira