Os pratos típicos da culinária de Florianópolis são fruto do contato entre indígenas e açorianos. Ao longo do tempo, os descendentes desses povos também aprimoraram as receitas e incorporaram alguns ingredientes.

O resultado disso você pode encontrar em restaurantes localizados nos distritos mais tradicionais da cidade – como Santo Antônio de Lisboa e Ribeirão da Ilha , onde os manezinhos da Ilha preparam os pratos e recebem os turistas.

Enquanto isso, confira a tabela de valores aqui do nosso hotel e curta por aqui com a gente!

Banner tabela de preço Hotel Torres da Cachoeira

Para desvendar os cardápios dos restaurantes tradicionais e experimentar os pratos mais deliciosos da culinária de Florianópolis, confira esse artigo que eu preparei especialmente sobre o assunto.

Bom apetite, ou melhor, boa leitura! 😋

 

Culinária de Florianópolis: 5 pratos que você precisa experimentar

Se você pretende visitar a cidade e provar os pratos típicos locais, tenha em mente que eles são basicamente preparados com base em frutos de mar.

No entanto, aqueles que não gostam ou não podem comer frutos do mar não precisam se preocupar, pois Florianópolis também está cheia de estabelecimentos que oferecem culinária brasileira tradicional e internacional, além de fast foods.

Se você ama pratos que levam frutos do mar e ficou curioso para conhecer a culinária de Florianópolis, continue a leitura desse artigo, pois apresentarei as melhores opções nos tópicos a seguir. É só se deliciar!

 

1. Tainha: escalada, frita, assada ou em caldo

Basicamente, a tainha é o peixe mais popular entre os habitantes de Florianópolis. Quando o outono chega e as temperaturas caem, os pescadores da cidade começam a se preparar para pescá-las.

culinária de florianópolis gastronomia restaurantes floripa cozinha açoriana

Photo-credit-marcelo-trasel-on-Visual-Hunt-CC-BY-SA

Esse peixe tem um sabor bem característico. Para suavizá-lo, é possível remover a capa de gordura ou marinar com suco de laranja, por exemplo.

A tainha pode ser preparada de várias formas:

  • Escalada: O peixe é aberto na parte de trás, acrescenta-se sal e deixa descansando por um dia. Depois, é preciso colocá-lo para secar ao sol por cerca de três dias. Por fim, é possível assar na brasa ou fazer um cozido;
  • Frita: Consiste em cortar a tainha em postas e colocar para fritar;
  • Assada: É possível assar o peixe na brasa (envolvida em papel alumínio) ou no forno;
  • Em caldo: A tainha é cortada em postas e é preparado um grande caldo. O prato pode virar um suculento pirão de peixe quando leva farinha de mandioca.

As ovas da tainha são iguarias particularmente muito apreciadas. Elas são fritas, e os bons restaurantes sabem evitar que fiquem queimadas por fora e cruas por dentro, deixando-as no ponto!

 

2. Filé de peixe ao molho de camarão

Provavelmente o filé de peixe ao molho de camarão é o prato da culinária de Florianópolis que mais faz sucesso entre moradores e visitantes. Impossível não querer degustá-lo mais de uma vez!

Como o nome já entrega, trata-se de um filé de peixe – que pode ser assado ou empanado – que vem acompanhado de um delicioso molho de camarão sob o filé. O prato é condimentado com limão, sal, pimenta, alho, cebola e temperos verdes.

Nos restaurantes de Florianópolis este prato costuma ser acompanhado de arroz branco, batata frita, pirão, feijão, farofa, salada, entre outros. Ou seja, boa opção para grupos grandes de parentes ou amigos.

Para harmonizar o sabor e seus dias de férias em Florianópolis, você pode pedir uma cerveja ou uma caipirinha para acompanhar. Assim, uma refeição simples acaba se tornando uma ocasião especial.

 

3. Moluscos: ostras e mariscos

A capital catarinense está entre as principais produtoras de moluscos do Brasil. Inclusive, é possível avistar extensas fazendas marinhas em bairros como Santo Antônio de Lisboa e Ribeirão da Ilha.

culinária de florianópolis gastronomia restaurantes floripa cozinha açoriana

Por isso, ostras e mariscos podem ser facilmente encontrados em quaisquer restaurantes especializados na culinária de Florianópolis. Eles aparecem em entradas, pratos principais e sequências.

Alguns pratos comuns com esses moluscos são:

  • Ostras in natura;
  • Ostras ao bafo;
  • Ostras gratinadas;
  • Ostras ao alho e óleo;
  • Marisco ao bafo;
  • Marisco ao vinagrete.

Por conta do sabor pronunciado, o ideal é experimentar esses moluscos em pouca quantidade, até para se acostumar. Eles harmonizam muito bem com vários tipos de cachaças, e para os paladares mais sofisticados, caem bem com vinhos e espumantes.

 

4. Moqueca de camarão

Eis uma alternativa perfeita para quem pensa em conhecer Florianópolis no inverno! A moqueca de camarão é servida em panelas de barro para conservar o calor, assim é capaz de aquecer quem vai estar na cidade em épocas um pouco mais frias.

culinária de florianópolis gastronomia restaurantes floripa cozinha açoriana

Além do camarão, as moquecas manezinhas são preparadas com azeite de dendê, leite de coco e temperos. Em alguns restaurantes, elas ainda são incrementadas com peixes, tornando-se ainda mais deliciosas.

Para completar, costumam ser servidas com vários acompanhamentos, como arroz branco, batata frita, pirão, feijão, farofa e salada. Também uma excelente opção para grupos maiores, mas se você está fazendo uma viagem a dois, alguns locais oferecem esse prato em uma versão menor.

A moqueca de camarão combina de maneira inigualável com os vinhos brancos – que embora sejam comumente associados ao verão, também podem ajudar a esquentar no inverno. Experimente!

 

5. Pirão: de peixe, de camarão e d’água

Um dos principais pratos típicos de Florianópolis só foi possível graças aos indígenas. Foram os índios carijós, habitantes originais das terras que hoje correspondem à cidade, que apresentaram a farinha de mandioca aos açorianos.

Com o passar dos anos, os açorianos começaram a construir engenhos para produzir farinha em escala e conseguiram até deixá-la mais fina. Não demorou para que começassem a preparar o pirão para as suas refeições.

culinária de florianópolis pirão de peixe gastronomia ilheu

Photo credit: AussieBotanist on Visualhunt.com / CC BY-NC-SA

Em linhas gerais, o pirão é uma mistura de farinha de mandioca e água ou caldo quente. É mais comum que os restaurantes de Florianópolis usem caldo de peixe ou de camarão nas receitas desse prato típico.

Como você deve ter percebido, ele é servido como acompanhamento de outros pratos, como os que levam frutos do mar. Mesmo assim, é considerado um grande símbolo da culinária de Florianópolis.

 

Entradas típicas da culinária de Florianópolis

Além dos pratos principais e acompanhamentos que apresentei nos tópicos acima, a Ilha da Magia oferece algumas opções de entradas que são bem características e convidam a petiscar, como:

  • Camarão à milanesa;
  • Camarão ao bafo;
  • Camarão ao alho e óleo;

culinária de florianópolis gastronomia restaurantes floripa cozinha açoriana

  • Pastel de camarão;
  • Casquinha de siri;
  • Bolinho de peixe;
  • Pastel de berbigão.

 

Espero que esse artigo tenha ajudado você a conhecer a culinária de Florianópolis e selecionar os pratos que deseja experimentar. Todos são extremamente saborosos e portanto, boas escolhas.

Caso você ainda não tenha escolhido um hotel, recomendo que se hospede no Torres da Cachoeira, que abriga o Restaurante El Faro. Lá, pratos regionais e nacionais se integram em um menu completo. 

Outras vantagens de se hospedar no Hotel Torres da Cachoeira são a sua localização privilegiada no Norte da Ilha, as acomodações confortáveis, a área de lazer completa, além do acesso exclusivo à Praia da Cachoeira do Bom Jesus.

Que tal saber um pouco mais sobre o empreendimento? Preencha o formulário abaixo para receber nossa tabela de valores e realizar a sua reserva! 


hotel torres da cachoeira florianópolis

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Sobre o autor

Sassá
Saíra-preciosa

Mascote oficial do Hotel Torres da Cachoeira