Você sabe o que é turismo responsável? Especialmente nos dias atuais, em que cada vez mais pessoas buscam tomar atitudes sustentáveis em prol do meio ambiente, e esse é também um tema muito relevante. 

Engana-se quem pensa que turismo responsável baseia-se apenas na prática de hábitos de higienização, como juntar o lixo, por exemplo, ou em cuidados diante da situação pandêmica. Isso são pontas de icebergs… e vamos combinar? É uma questão de bom senso, visto que o tema engloba vários fatores que você precisa ter em mente. 

Antes de continuar, dê uma olhadinha na nossa tabela de preços! Se você procura um hotel que zela totalmente pelo bem estar do hóspede e do meio ambiente, já adiantamos que o Torres da Cachoeira é a opção ideal! 

Banner tabela de preço Hotel Torres da Cachoeira

E aí, quer saber mais detalhes sobre o que é turismo responsável e qual motivo faz com que Floripa seja um destino tão requisitado nesse sentido? Siga a leitura e saiba mais! 

 

O que é e quais são as responsabilidades do turismo responsável? 

Ao contrário do que acontece no turismo tradicional, em que os turistas viajam sem uma preocupação grande com o seu destino, o turismo responsável tem como base gerar conhecimento e curiosidade para que os viajantes sintam-se não apenas simples viajantes, mas sim verdadeiras partes daquele local. 

Ou seja, o conceito procura entregar um sentimento de pertencimento para que a pessoa cuide daquele lugar como se fosse seu. 

Com essa mudança de mindset, a tendência é que cada vez mais turistas tomem atitudes mais sustentáveis e conscientes em suas viagens. 

Dentre algumas atitudes que podem ser consideradas como turismo responsável, podemos destacar: 

  • A escolha da companhia aérea;
  • A escolha da pousada ou hotel. É importante que você opte por uma hospedagem que seja reconhecida por respeitar normas ambientais;
  • Consumir produtos e serviços da população local. Afinal, é importante ressaltar que em muitas cidades litorâneas, por exemplo, a maior fonte de renda do local está concentrada no turismo. Pensando assim, dê prioridade em consumir em restaurantes locais ou mercearia. 

Agora que sabemos o que é turismo responsável, vamos ver como essa prática pode impactar consideravelmente a saúde ambiental do seu destino? Confira abaixo! 

 

Menos impactos sociais, econômicos e ambientais negativos

O viajante deve ter um ponto muito bem estabelecido em mente antes de colocar o pé na estrada: toda atitude que pelo menos ajudar na minimização de impactos negativos sobre o turismo local é muito bem vindo. Portanto, vamos lembrar o básico: lixo deve ser jogado no lixo. Sempre que acabar de consumir algo, certifique- se de descartar direitinho a embalagem. 

 mãos pegando água de um rioImagem: banco imagens Canva

Como consequência desse fato, essa conscientização garante que o local fique mais limpo e livre de acúmulo de resíduos, evitando a poluição e danos para a flora e fauna. 

O Hotel Torres da Cachoeira hoje pode bater no peito e se denominar como um destino ecoeficiente. Para isso, contamos em nossa estrutura:

  • Arquitetura e estrutura sustentável;
  • Painel de energia fotovoltaica;
  • Materiais biodegradáveis e matérias primas vegetais;
  • Fauna e flora preservadas;
  • Valorização da cultura local;

Confira no link como o Hotel Torres da Cachoeira se tornou ecoeficiente!

 

Responsabilidade sobre seus impactos 

É fundamental que o turista tenha consciência de seus atos para o local, sejam positivos ou negativos. Afinal, tudo que um viajante faz durante a viagem em seu destino acaba trazendo consequências (algumas maiores, algumas menores) para a sociedade, natureza, meio ambiente e é claro, para o futuro do planeta. 

Abaixo listamos algumas atitudes que podem fazer diferença durante a sua estadia. Veja: 

  • Consuma água de maneira consciente. Evite gasto desnecessário e não desperdice água porque outra pessoa está pagando a conta;
  • Não jogue cotonetes, papéis, pontas de cigarro, compressas, absorventes, etc diretamente no vaso sanitário;
  • Use água quente somente se houver necessidade. Acenda o aquecedor somente 2 horas por dia, mantendo a temperatura entre 50 e 60 C;
  • Nunca ultrapasse 110 km/h. Acima dessa velocidade há um excesso de consumo de combustível;
  • Repare imediatamente qualquer tipo de vazamento. 10 gotas de água por minuto desperdiçam 2 mil litros de água por ano;
  • Utilize lâmpadas de baixo consumo de energia;
  • Embalagem menor é sinônimo de desperdício de água, combustível e recursos naturais. Prefira embalagens maiores, de preferência com refil;
  • Dê preferência ao papel reciclado e utilize a folha dos dois lados.
  • Quando for ao supermercado, leve uma sacola de feira, ou sua própria sacola retornável. Sacolinhas plásticas são um dos grandes inimigos do meio ambiente, liberando gás carbônico e metano na atmosfera, além de poluir o solo e o mar.

 

Valorização do destino e dos moradores do local

Como ressaltamos acima, turismo responsável não é um tópico direcionado apenas para o meio ambiente, como trilhas, cachoeiras ou praias. Todo destino deve ser respeitado da mesma maneira, inclusive centros urbanos.

turista andando em meio a vegetaçãoImagem: banco imagens Canva

Portanto, é dever do turista valorizar tanto o seu destino em si quanto os moradores locais. 

 

Florianópolis na rota dos destinos mais requisitados do país

Dentre os inúmeros pontos positivos de Floripa, talvez um dos que mais chamam a atenção dos turistas é a junção perfeita de cidade/capital com natureza. 

Devemos destacar que Florianópolis é uma cidade que incentiva cada vez mais brasileiros a adotarem o turismo responsável, priorizando a riqueza natural, local e aliando curiosidade, experiência e aprendizado com desenvolvimento sustentável. 

 

Turismo responsável: quais são as ações praticadas pelo Hotel Torres da Cachoeira? 

Uma viagem perfeita é aquela que rende memórias incríveis e experiências inesquecíveis obtidas a partir da valorização do destino e da população local. 

Além disso, a gastronomia e cultura local, por exemplo, são pontos que devem ser respeitados durante todos os momentos de sua viagem. 

Por ser uma marca ecoeficiente, o Hotel Torres da Cachoeira tornou-se uma referência de sustentabilidade e turismo responsável, sendo o destino ideal para servir como cenário de sua viagem dos sonhos. 

vista de cima da piscina, gramado, coqueiros, vegetação e mar.Imagem: banco imagens Hotel Torres da Cachoeira

Por contar com tópicos como incentivo à mobilidade, reaproveitamento de toalhas, coleta seletiva do lixo e reciclagem, valorização da cultura local e preservação da fauna e flora, o Hotel Torres da Cachoeira é referência de lazer e descanso em Florianópolis. 

Para garantir suas férias dos sonhos ao mesmo tempo que valoriza o turismo responsável, conheça melhor  o Hotel Torres da Cachoeira! Preencha o formulário abaixo, faça um orçamento e prepare-se para momentos inesquecíveis!

hotel torres da cachoeira florianópolis

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Sobre o autor

Sassá
Saíra-preciosa

Mascote oficial do Hotel Torres da Cachoeira