Muitas pessoas aproveitam o momento da aposentadoria ou de avançar na idade, para conhecer lugares que não tiveram a oportunidade de visitar ao longo da vida ou retornar àqueles dos quais guardam boas lembranças.

Naturalmente, isso impulsiona o mercado. Inclusive, de acordo com o Ministério do Turismo, 52% dos brasileiros com mais de 60 anos têm a intenção de embarcar rumo a uma viagem na terceira idade.

Desses, 59% dão preferência a destinos nacionais. Se você se encaixa nesse perfil, considere a possibilidade de visitar Florianópolis, uma vez que a cidade tem tudo o que é preciso para quem quer aproveitar momentos inesquecíveis.

Para conhecer melhor a capital de Santa Catarina, acesse o guia de turismo gratuito que o Hotel Torres da Cachoeira preparou com muito carinho para você e seus companheiros de viagem – sejam familiares, amigos ou grupos.

Guia-turismo-em-Florianopolis

Agora, se você está ansioso para saber o que Florianópolis reserva de especial para uma viagem na terceira idade, basta continuar a leitura deste artigo exclusivo sobre o assunto.

 

Viagem na terceira idade: vem para Floripa!

Uma pesquisa que começou na década de 1960 na University College London descobriu que as pessoas que procuram aproveitar a vida viajando, tendem a viver mais. Por isso, fazer ao menos uma viagem na terceira idade é tão importante.

viagem na terceira idade florianópolis destino ideal viajar maior de 60 aposentadoria floripa

Florianópolis é o destino ideal, por ser capaz de reunir diversas atrações naturais e culturais. Além disso, a cidade tem diversos restaurantes e cafés, o que deixa essa experiência ainda mais prazerosa.

Saiba mais sobre esses e outros motivos para uma viagem na terceira idade, com destino a Florianópolis.

 

A ilha dos atrativos e das belezas naturais

A maior parte de Floripa está em uma ilha, por isso, as praias são as principais atrações naturais. Em uma viagem na terceira idade, Canasvieiras, Jurerê Internacional e Cachoeira do Bom Jesus são praias que não podem faltar no roteiro.

Nelas, você poderá praticar as suas atividades físicas favoritas, curtir restaurantes ou bares com música ao vivo, fazer compras, tirar belas fotos para guardar de recordação ou relaxar sob o sol. Nada mal, não é mesmo?

 

Cultura açoriana e muita história para contar

Você sabia que Florianópolis foi colonizada por imigrantes vindos do Arquipélago dos Açores? Atualmente, dois distritos preservam traços desse capítulo da história da cidade: Santo Antônio de Lisboa e Ribeirão da Ilha.

Neles, é possível encontrar construções típicas, restaurantes especializados, centros culturais, feiras de rua, grupos folclóricos, colônias de pescadores e grupos de rendeiras.

 

Gastronomia rica em frutos do mar

Aliás, as orlas de Santo Antônio de Lisboa e Ribeirão da Ilha são verdadeiros espetáculos gastronômicos. Você encontrará dezenas de estabelecimentos focados em peixes diversos e frutos do mar. A especialidade da Ilha.

viagem na terceira idade florianópolis destino ideal viajar maior de 60 aposentadoria floripaInterior Marisqueira Sintra / divulgação facebook

Em Santo Antônio de Lisboa, alguns estabelecimentos que merecem a visita são a Marisqueira Sintra, o Villa do Porto, o Chão Batido, o Coisas de Maria João e o Bar e Restaurante Açores.

Já no Ribeirão da Ilha, você pode se deliciar em locais como o Ostradamus Bar e Restaurante, o Restaurante do Museu, o Rancho Açoriano, o Porto do Contrato e o Engenho do Vô.

Já fizemos um post bem bacana sobre onde comer em Florianópolis, vale a pena dar uma lida!

 

Compras para todos os gostos e bolsos

A região central de Florianópolis é o lugar certo para fazer compras na cidade. Ao longo de ruas como Felipe Schmidt, Conselheiro Mafra e Vidal Ramos, é possível encontrar lojas de todos os segmentos e para todos os bolsos.

viagem na terceira idade florianópolis destino ideal viajar maior de 60 aposentadoria floripaFoto: site NSC Total (não especificado o autor no site da empresa)

A cidade ainda é servida por três shoppings: o Beiramar, o Iguatemi e o Floripa. Além do mais, tem as feirinhas de rua, entre elas a de Santo Antônio de Lisboa, a da Lagoa da Conceição e a da Praça XV de Novembro. Lá se encontra artesanato local, vestuário, acessórios e também lembrancinhas lindas da Ilha da Magia.

 

Turismo religioso: as igrejas de Florianópolis

O turismo religioso é especialmente forte entre os viajantes da terceira idade. Como Florianópolis foi colonizada por açorianos, têm uma forte tradição católica e igrejas em todas as regiões.

viagem na terceira idade florianópolis destino ideal viajar maior de 60 aposentadoria floripaFoto: ND Mais, de Anderson Coelho

Veja as mais visitadas:

  • Catedral Metropolitana (Centro);
  • Igreja Nossa Senhora das Necessidades (Santo Antônio de Lisboa);
  • Igreja Nossa Senhora da Lapa (Ribeirão da Ilha);
  • Igreja de Sant’Anna (Armação do Pântano do Sul);
  • Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (Lagoa da Conceição).

Entre outras.

 

Pontos turísticos e atrações para se encantar

Se o seu ritmo de viagem permitir, considere incluir outros passeios no seu roteiro, como o Mercado Público para um final de tarde em um dos barzinhos locais com música ao vivo, o Palácio Cruz e Souza – um museu que tem muita história pra contar e peças lindas, o Floripa by Bus – para um tour em ônibus panorâmico por Floripa, a Ilha de Anhatomirim e o Mirante do Morro da Lagoa.

Para saber mais sobre esses e outros atrativos, recomendo mais uma vez que você acesse esse Guia de Turismo gratuito, que elaboramos para os viajantes que vêm a Florianópolis.

 

Definitivamente, Floripa é o destino certo para viagem na terceira idade!

Uma pesquisa conduzida pela operadora de reservas Booking, com 17 mil pessoas – de 17 países – revelou que 77% das pessoas acreditam que viajar proporciona uma alta dose de felicidade.

Para completar, 70% afirmaram que investir em experiências – sejam elas simples ou luxuosas – proporciona um sentimento ainda mais duradouro de alegria. Portanto, nada de se limitar às obrigações ou ao consumo, partiu viajar!

viagem na terceira idade florianópolis destino ideal viajar maior de 60 aposentadoria floripa

Se cruzarmos o que os dados e a ciência dizem + o que Florianópolis oferece, fica fácil de concluir que a capital catarinense é o destino ideal para uma viagem na terceira idade.

 

A acomodação é peça chave!

Para aproveitar uma viagem na terceira idade, em sua máxima potência, é essencial que o viajante tenha algumas precauções no momento de escolher um local para se hospedar, como:

  • limpeza: deve ser impecável para a manutenção do conforto e da saúde;
  • localização: deve ter fácil acesso, bem como estar próximo dos principais pontos turísticos da cidade, para que proporcione segurança entre os deslocamentos;
  • acessibilidade: deve possuir quartos, banheiros e elevadores devidamente adequados e acessíveis.

 

Em Florianópolis, o Hotel Torres da Cachoeira é uma boa opção para os hóspedes da terceira idade, pois conta com acomodações bem estruturadas, com acesso através de elevador panorâmico, room service, restaurante completo e saboroso e ainda uma equipe apta para atender bem.

viagem na terceira idade florianópolis destino ideal viajar maior de 60 aposentadoria floripa

A infraestrutura de lazer também é perfeita para uma viagem na terceira idade. No Torres da Cachoeira é possível relaxar na piscina aquecida, aproveitar a sala de jogos e ainda acessar a Praia da Cachoeira do Bom Jesus diretamente do gramado do Hotel.

Está convencido de que Florianópolis é o melhor destino para uma viagem na terceira idade? Então, entre em contato com o Hotel Torres da Cachoeira e peça uma cotação de diárias!

hotel torres da cachoeira florianópolis

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Sobre o autor

Sassá
Saíra-preciosa

Mascote oficial do Hotel Torres da Cachoeira