Brincar com as crianças em casa sempre traz muitos benefícios, seja no desenvolvimento delas ou no relacionamento com a família. Mas isso se tornou ainda mais importante durante a pandemia de COVID-19, com as crianças ficando a maior parte do tempo em casa.

Muitos pais não sabem de brincadeiras para fazer com as crianças e acabam contando mais com a TV, o computador ou o celular para distraí-las. Mas isso não faz bem para os pequenos: especialistas recomendam no máximo uma hora por dia para crianças de até 5 anos, de exposição frente à essas telas.

Brincadeiras que trabalham a coordenação motora, a criatividade e as funções cerebrais são bem melhores para eles! Por isso, o Hotel Torres da Cachoeira preparou um material especial com desenhos para colorir e muitas dicas de brincadeiras. Confira!

sassá para colorir desenho pintura crianças

Quer saber mais sobre esse assunto? Continue a leitura deste post. Vamos lá?

 

5 Brincadeiras para fazer com as crianças em casa 🏡

As cinco brincadeiras que escolhi para mostrar aqui podem ser feitas em casa sem precisar de muitos materiais ou de muita preparação. Algumas delas só precisam da disposição das crianças.

Mas não se atenha apenas a esses itens: use a imaginação e crie memórias inesquecíveis com os pequenos!

cinema do sassá criança assistindo filme

Imagem de Victoria Borodinova por Pixabay

Por exemplo, uma sessão de filmes em casa com muita pipoca, é tão divertido quanto ir ao cinema. Ou você pode ainda, resgatar as brincadeiras que faziam sucesso na sua infância, além de divertir-se com eles, vai poder compartilhar parte da sua história, o que é super legal e eles vão amar! Lembra quando todo mundo brincava de stop ou jogava por exemplo, queimada?

Abaixo, escolhemos 5 brincadeiras para fazer com as crianças que são fáceis e muito divertidas. Confira!

 

1️⃣ Mímica

Uma brincadeira muito simples e que diverte até os adultos!

O que você vai precisar?

  • Papéis para escrever e recortar;
  • Pelo menos três pessoas.
criança com vassoura brincadeira de mímica

Foto de Nathalia Rosa no Unsplash

Como brincar?

Primeiro, escolha um tema. Alguns dos mais usados são: filmes, animais e desenhos animados. Depois, escreva vários nomes que podem ser imitados em um papel. Por exemplo, se o tema for “animais”, você pode escrever cachorro, gato, elefante, etc. Então, recorte esses nomes um por um e dobre os papéis para fazer um sorteio.

Cada um dos participantes tem sua vez de sortear um papel. Ele não deve mostrar para ninguém, mas sim fazer mímicas para que os outros descubram o que ele está imitando. 

Quem acertar mais vezes, ganha. Se ninguém souber, o ponto é para quem fez a mímica.

Se tem mais pessoas, também é possível jogar em times para ser ainda mais divertido!

 

2️⃣ Pique Esconde

A brincadeira preferida das crianças é uma das mais fáceis de brincar em casa!

O que você vai precisar? 

Nada! Pique esconde pode ser jogado mesmo com apenas duas pessoas.

criança brincando de esconder no jardim

Foto de Annie Spratt no Unsplash

Como brincar?

Escolha no par ou ímpar quem será o primeiro a contar. A pessoa escolhida se vira para uma parede, fecha os olhos e conta de um a dez (ou um pouco mais se a casa for grande). Enquanto isso, as outras se escondem.

Depois do fim da contagem, quem contou sai para procurar. Quando encontrar alguém, essa pessoa deve voltar para o lugar onde contou e bater na parede, dizendo o nome de quem encontrou.

A graça é tentar chegar na parede antes do contador para vencê-lo no jogo! Quem for encontrado por último é o próximo contador.

 

3️⃣ Dança das Cadeiras

Mesmo que seja uma brincadeira comum em festas, nada impede de fazê-la em casa. É muito fácil e divertida!

O que você vai precisar?

  • Pelo menos quatro pessoas, sendo uma para colocar a música;
  • Algo para tocar música (pode ser um celular!);
  • Um número de cadeiras que seja menor do que o número de pessoas que vão dançar (por exemplo, se forem três pessoas, duas cadeiras; se forem cinco, quatro cadeiras e assim por diante).

Como brincar?

Primeiro, arruma-se as cadeiras em um círculo, umas de costas para as outras. Depois, começa a música. Todos devem dançar em volta das cadeiras, circulando-as. Então, quem está colocando a música deve pausar e todos se sentam nas cadeiras.

É claro que, como o número de cadeiras é menor, pelo menos uma pessoa não vai conseguir se sentar – esta deve ser eliminada.

O jogo continua até restarem duas pessoas e uma só cadeira. Quem conseguir se sentar é o vencedor!

 

4️⃣ Cinco Marias

A vantagem dessa brincadeira é que pode ser jogada até mesmo por uma pessoa só. Uma ótima forma de entreter seu filho!

O que você vai precisar?

  • 5 peças de Cinco Marias (normalmente, são pequenos travesseirinhos com grãos de arroz ou de feijão dentro; ou 5 pedras, 5 tampas de garrafa…

Como brincar?

Deixe as cinco peças em uma superfície, não muito longe e nem muito perto uma da outra. Pegue uma e jogue no ar. Com a mesma mão, tente pegar outra enquanto a primeira está no ar. Quando tiver duas peças na mão, jogue uma e tente pegar uma terceira, e assim por diante.

 

5️⃣ Passa Anel

Essa é mais uma brincadeira clássica para seus filhos. Duvido que você não tenha brincado em sua infância, com os amigos do bairro ou da escola, no intervalo para o recreio. 

O que você vai precisar?

  • Um anel;
  • quatro pessoas ou mais.

Como brincar?

A brincadeira começa com a escolha de uma pessoa que vai ser o adivinhador. Uma criança segura um anel dentro das mãos em formato de concha. As outras mantém as mãos fechadas na mesma posição.

Então, quem está com o anel deve passar as mãos fechadas pelas mãos de cada um dos outros participantes. Ele deve passar o anel para outra pessoa dessa maneira, sem revelar quem é. Depois de passar por todos, o adivinhador precisa adivinhar quem está com o anel!

 

✏️ Brincando de desenhar e colorir com as crianças

Entre todas as brincadeiras para fazer com as crianças em casa, desenhar e colorir são as mais fáceis. Elas requerem materiais que quase todos têm em casa e as crianças amam!

giz de cera desenhar colorir

Imagem de Aline Ponce por Pixabay

Por isso, o Hotel Torres da Cachoeira criou o material Sassá para Colorir, em que seu filho pode pintar um desenho meu. Além disso, ele contém também, algumas dicas para entreter as crianças em casa. 

sassá hotel torres da cachoeira saira preciosa

Nosso mascote é uma obra criada pela artista Lu Mori

Eu sou uma saíra-preciosa, uma ave super tradicional aqui na minha região e tenho as penas bem coloridas. Sendo assim, a criançada pode ousar para colorir as cores das minhas penas! 

 

🧒 Lazer e diversão para a criançada? #temos

O Hotel Torres da Cachoeira está sempre pronto para receber seus hóspedes mirins. 

Com sala de jogos, piscina climatizada, espaço kids externo e interno, além de banheiras de imersão nos quartos para aquele momento relax de banho no fim do dia! 

espaço kids hotel torres da cachoeira florianópolis parquinho playground

Espaço Kids externo | Hotel Torres da Cachoeira

Mesmo as crianças mais exigentes adoram se divertir com nossas opções de lazer.

Além disso, oferecemos apartamentos confortáveis, do tamanho certo para a sua família, com ar condicionado, TV, cofre, wi-fi, frigobar e secador de cabelos. 

medidas prevencao covid19 hotel torres da cachoeira florianopolis hospedagem familia bem estar saude segurança

O Hotel possui acesso exclusivo à Praia da Cachoeira do Bom Jesus e um gramado encantador redário, para tirar aquele cochilo depois do almoço. Perfeito né?

Quer saber mais? Preencha o formulário abaixo para conferir valores e disponibilidade de hospedagem em nosso hotel.

Até a próxima!

hotel torres da cachoeira florianópolis

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Sobre o autor

Sassá
Saíra-preciosa

Mascote oficial do Hotel Torres da Cachoeira