O objetivo de uma estratégia de negócios sustentável é causar um impacto positivo na sociedade. Quando as empresas deixam de assumir essa responsabilidade, o oposto pode acontecer, levando a questões como a degradação ambiental. Quer saber o que isso tem a ver com você e com a hotelaria?

Confira nesse artigo um pouco mais sobre esse tema que eu considero muito importante para o Planeta. Saiba também como o Torres da Cachoeira se tornou ecoeficiente e se preocupa em compartilhar e influenciar essas práticas com seus hóspedes. Boa leitura!

 

Torres da Cachoeira, um hotel sustentável

Nos últimos anos, houve uma crescente conscientização da necessidade de cuidarmos do meio ambiente. A cada dia falamos mais sobre esses cuidados, e isso deve ser levado em consideração na hora em que iremos escolher o local onde passaremos as férias, ou mesmo, onde ficaremos alguns dias a negócios ou lazer, não é mesmo?

hotel sustentavel

Pensando nisso, nós aqui do Hotel Torres da Cachoeira planejamos uma meta a partir da seguinte questão: Como nos tornaríamos um Hotel Sustentável e diminuiríamos nosso impacto no planeta e ainda assim atender e engajar nossos clientes nessa causa.

Nosso planejamento foi colocado em prática aos poucos, através de uma lista de medidas, ações e adaptações que hoje estão em pleno funcionamento. Confira quais elementos fazem parte desse planejamento:

 

  • Arquitetura e estrutura sustentável

O Torres da Cachoeira tem a estrutura do seu prédio principal, que favorece a ventilação e a dissipação do calor. Um vão central, pé direito alto e portas que abrem nas duas extremidades, fazem o ar circular mais facilmente. Além disso, a fachada de vidro proporciona a entrada de luz natural e integra o interior do prédio ao meio ambiente do entorno.

 

  • Painel de energia fotovoltaica

Soa até mesmo como poético, dizer que transformamos a luz do sol em energia. Este fenômeno se dá através de painéis fotovoltaicos instalados na parte superior do nosso estacionamento. Eles são responsáveis por abastecer 100% do nosso empreendimento. É ou não é um hotel sustentável de se admirar?

 

  • Gerador de Energia

São duas as fontes de energia do Hotel. O Torres da Cachoeira tem gerador de energia exclusivo para a realização dos eventos, o que minimiza o consumo de energia durante essas atividades, independente da quantidade de pessoas e da durabilidade dos eventos. O gerador é alimentado com óleo diesel e também supre a necessidade no caso de uma falta de energia.

 

  • Materiais biodegradáveis e matérias primas vegetais

Foi pensando em cada detalhe para transformar nossa estrutura em um hotel sustentável, que buscamos fornecedores de shampoos e sabonetes que nos fornecem produtos com embalagens oxibiodegradáveis,  ou seja, que se desintegram rapidamente e não agridem o meio ambiente. Além disso, os produtos são feitos com substâncias de origem vegetal, sendo um cuidado extra que oferecemos ao nosso hóspede e uma boa prática de redução do consumo de plástico.

 

  • Fauna e flora preservadas

O conceito de hotel sustentável para nós, vai além das estruturas do empreendimento. Por aqui, respeitamos a fauna e flora que estão ao nosso redor.  As áreas de restinga no entorno do Hotel são extremamente respeitadas pela nossa equipe.

vista-Hotel-Torres-da-Cachoeira-Florianopolis-por-Bruno-Sampaio-25b

Promovemos a consciência ambiental entre os nossos hóspedes de todas as faixas etárias. Uma prova disso é que eu, Sassá, um passarinho lindo e mascote do Torres da Cocheira, fui criado para levar a nossa mensagem de respeito à natureza.  

 

  • Valorização da cultura local

Um hotel sustentável também valoriza a cultura local. Os turistas que estão de passagem por aqui são estimulados a conhecer, respeitar e vivenciar os costumes e tradições do local através de uma interação respeitosa. Nossos colaboradores são treinados para  orientar os hóspedes com informações sobre a comunidade local, o bairro, gastronomia típica, costumes da região. Além disso, nosso saguão é palco de exposições sazonais que mostram diferentes aspectos da cultura local com quadros, esculturas e muito mais.

 

  • Coleta seletiva do lixo e reciclagem

Nosso lixo é separado e descartado de acordo com as políticas de coleta seletiva e de reciclagem. Os eletrônicos, pilhas e baterias também tem um descarte apropriado, assim como as lâmpadas e o óleo de cozinha utilizado pelo restaurante.  

coleta e reciclagem

 

  • Reaproveitamento de toalhas

Incentivamos nossos hóspedes a reaproveitarem suas toalhas por mais de um dia. Bem como a estarem atentos antes de solicitar uma troca, no intuito de evitar que toalhas limpas sejam lavadas sem a devida necessidade.

 

  • Incentivo à mobilidade

Promovemos saúde e bem estar. Por esse motivo, o Hotel tem parceria com uma empresa de locação de bicicletas, que disponibiliza alguns modelos para aluguel diretamente do saguão do Torres da Cachoeira. Assim, nossos hóspedes não precisam estar dependentes de automóveis para se locomover na região e podem fazer passeios e uma maneira diferente e saudável.

mobilidade urbana

 

Boas práticas e dicas de consciência ambiental

Para deixar nossos hóspedes sempre atualizados, criamos uma página dedicada à informações e dicas de boas práticas de consciência ambiental. Acesse aqui.

hotel sustentávelComo você pôde ver, percorremos um longo caminho em que foi preciso repensar nossas práticas para conseguirmos alcançar o título de hotel sustentável. Temos muito orgulho disso. E não vamos parar por aqui!

Além de contribuir com a preservação do planeta, viver uma experiência de turismo consciente pode te ajudar a mudar seus hábitos e te dar insights do que você pode mudar no seu dia a dia – desde a forma de consumir, até mesmo como você se locomove pela sua cidade. O Torres da Cachoeira tem a missão de despertar e impactar positivamente a consciência ambiental de seus colaboradores e hóspedes.

Venha conferir de perto e viver a experiência de se hospedar em um hotel sustentável. Estamos te esperando! Conheça nossas promoções  e acompanhe nossas redes sociais Facebook e Instagram.

hotel torres da cachoeira florianópolis

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Sobre o autor

Sassá
Saíra-preciosa

Mascote oficial do Hotel Torres da Cachoeira