O ecoturismo e o turismo de aventura são tendências que vêm crescendo há alguns anos. Mas nesse momento, eles se tornaram um dos tipos de destinos mais procurados por quem quer viajar.

Estar em contato com a natureza respirando ar puro faz bem para a mente e para o corpo. Por isso, vamos falar nesse artigo sobre trilhas em Florianópolis que você vai amar conhecer!

👉 Lembre-se de não fazer isso sozinho: é importante estar acompanhado com alguém que conhece a região, como um guia credenciado, que saberá os melhores caminhos, bem como lidar com possíveis imprevistos que podem ocorrer nesta aventura.

Uma dica bacana, é ter um lugar confortável para relaxar depois de um dia emocionante. O Hotel Torres da Cachoeira oferece conforto e lazer com promoções o ano inteiro para quem quer passar uma temporada em Floripa, a Ilha da Magia. 

promocoes hotel torres da cachoeira florianopolis santa catarina hospedagem estadia familias hotel para casais e criancas

Agora, vamos às dicas! Confira as trilhas em Florianópolis para conhecer na sua próxima viagem!

 

Trilhas em Florianópolis: opções incríveis para conhecer na Ilha da Magia! 🏝️

Florianópolis abriga aproximadamente 34 trilhas que você pode explorar. E não pense que ver uma delas significa ver todas: cada uma tem suas particularidades, paisagens e níveis de dificuldade.

Imagem ilustrativa | Jhonatas Silveira por Pixabay

Ou seja, algumas trilhas são melhores para quem está em suas primeiras aventuras, enquanto outras são ótimas para quem já está nesse percurso a algum tempo.

De qualquer forma, a ilha vem recebendo cada vez mais amantes da natureza que querem explorar esses caminhos e manter contato com o verde, o mar e o ar puro.

Quer se juntar a eles? Coloque seus tênis, uma roupa confortável e pegue seu protetor solar. É hora de conhecer essas 5 trilhas em Florianópolis, que você ainda não conhece!

 

1️⃣ Caminho do Sambaqui

Procurando uma trilha que não é tão difícil de desbravar, mas que pode ser desafiadora? Já temos uma resposta!

Como é?

Com 12 km de extensão e algumas subidas íngremes, podemos dizer que o Caminho do Sambaqui é considerado uma trilha mediana. Ele começa em uma região urbanizada, mas tem um lindo trecho com vista para o mar!

Onde fica?

Começa no bairro Santo Antônio de Lisboa e vai até o Sambaqui.

O que levar?

Água e comida. Com toda essa extensão e subidas consideráveis, você vai ficar menos tentado a parar em um dos restaurantes do caminho se tiver água e lanchinhos na mochila. 

O que ver?

Muitos trechos de vegetação com vista para o mar formam paisagens lindas! Aproveite dias quentes para se refrescar na água depois da trilha.

 

2️⃣ Trilha do Rapa

Essa é uma trilha para quem está começando a se aventurar. Além de ter um caminho mais simples, ela é de fácil acesso!

Imagem ilustrativa | Jhonatas Silveira por Pixabay

Como é?

A trilha do Rapa tem aproximadamente 3 km de ida e pode ser feita em menos de duas horas. Começando a trilha pela Praia Brava, o trajeto tem mais descidas, e mesmo quem não tem experiência em trilhas pode percorrê-lo sem problemas.

Onde fica?

No norte da ilha, entre a Praia da Lagoinha e a Praia Brava.

O que levar?

Repelente! A vegetação fechada do local reúne muitos mosquitos e outros insetos.

O que ver?

Entre junho e novembro, é época de baleias em Santa Catarina. E você pode vê-las nessa trilha!

 

3️⃣ Trilha Pedra Lambe Lambe

Está com pouco tempo, mas quer aproveitar a visita à Florianópolis para fazer uma trilha? A Pedra Lambe Lambe é curtinha e rápida de fazer!

Como é?

Essa trilha tem 1,5 km de comprimento e pode ser realizada em menos de uma hora. Com um caminho bem demarcado e de fácil acesso, ela é considerada simples, podendo ser feita mesmo por quem não tem experiência. 

Onde fica?

Fica entre as praias de Ponta das Canas e Lagoinha.

O que levar?

Protetor solar e repelente para não correr nenhum risco!

O que ver?

Nessa trilha, a vegetação é bastante diversificada. Leve sua câmera e tire fotos das plantas e flores que encontrar no caminho.

 

4️⃣ Trilha Volta ao Morro das Feiticeiras

O Morro das Feiticeiras apresenta duas trilhas possíveis, uma mais fácil e outra mais difícil. O caminho da volta é melhor para iniciantes!

Imagem ilustrativa | Pezibear por Pixabay

Como é?

Com aproximadamente 5 km e podendo durar até 5 horas, a trilha do vale é bem demarcada e mais aberta, tendo um nível de dificuldade moderado.

Já se você for pela parte do costão, há bastante irregularidades, buracos com água e passagens escorregadias. Só quem quer uma aventura desafiadora encara essa!

Onde fica?

No norte da ilha, começa pela Praia Brava e termina em Ingleses.

O que levar?

Protetor solar e sapatos bastante resistentes para não escorregar.

O que ver?

Mesmo com a dificuldade, o caminho pelos costões proporciona uma linda vista da praia!

 

5️⃣ Caminho Brasileiro de Santiago de Compostela

Essa é uma dica para quem sonha em fazer o caminho de Santiago de Compostela, na Espanha: comece pelo caminho brasileiro, que fica aqui em Santa Catarina!

Imagem ilustrativa | Andre_Grunden por Pixabay

Como é?

Para que uma trilha seja qualificada como um caminho de Santiago de Compostela, ela precisa ter, no mínimo, 20 km; ter um trecho próximo à natureza; e começar e terminar em uma igreja.

O Caminho Brasileiro de Santiago de Compostela tem todas essas características, com 21 km no total. Com algumas subidas íngremes e maioria dos trechos simples, o caminho seria considerado fácil, se não fosse a distância percorrida.

Onde fica?

Começa na Igreja Nossa Senhora de Guadalupe e termina em Ingleses.

O que levar?

Sua carteirinha de peregrino, que será validado na igreja ao final do caminho. Use também botas de caminhada e um bastão para facilitar o trajeto. Não se esqueça de levar água!

O que ver?

Apesar de ter muitas paisagens lindas para se ver, a melhor parte do caminho é a presença dos outros peregrinos que vão se aventurar com você!

 

A aventura é certeira com a parceria certa!

O Hotel Torres da Cachoeira sabe que nossos visitantes adoram se aventurar pelas trilhas em Florianópolis. Por isso, nós temos parceiros de aventuras e ecoturismo que podem mostrar esses caminhos para você!

Imagem ilustrativa | Foundy Co por Pixabay

👉 Quando estiver se hospedando conosco, é só ir até a recepção que passamos os contatos desses parceiros. Confira abaixo um pouco mais sobre cada um deles:

 

Grupo Pernada Skip

O pessoal do Pernada Skip faz todas as trilhas em Florianópolis que mencionamos e muitas outras! Além disso, fazem trekking, trilhas ecológicas e escaladas.

Saiba mais através da página no Facebook ou peça informações pelo número (48) 99909-0349.

 

Adrenailha

Com o Adrenailha, você vai encontrar diversos tipos de atividades, como mergulho, escalada e, claro, trilhas! Eles fazem os próprios pacotes, e alguns envolvem as trilhas mencionadas aqui.

Saiba mais nas páginas do Facebook e do Instagram ou peça informações em (48) 99964-0584.

 

Meiembipe Turismo

A Meiembipe Turismo faz excursões por toda Santa Catarina para fazer trilhas e outros passeios. Alguns dos trechos citados acima fazem parte dos pacotes!

Entre em contato pelo Facebook da empresa ou pelo número (48) 99986-4067.

 

O lugar ideal para descansar depois da aventura! 🏨

Depois de toda essa aventura e adrenalina, você vai precisar de um lugar calmo para descansar, não é mesmo?

O Hotel Torres da Cachoeira oferece boa estrutura e conforto para quem precisa relaxar, com banheira de imersão em todos os apartamentos e pratos do restaurante El Faro para recuperar suas energias!

Confira os valores e disponibilidade para se hospedar conosco preenchendo o formulário abaixo!

hotel torres da cachoeira florianópolis

 

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Sobre o autor

Sassá
Saíra-preciosa

Mascote oficial do Hotel Torres da Cachoeira